“Enquanto nos reunimos para dar início ao programa Cidades à Frente, com as 12 municipalidades latino-americanas e do Caribe e suas 12 contrapartes americanas, embarcamos em uma missão compartilhada: uma iniciativa que promove a sustentabilidade, a resiliência e a equidade em nossa luta incansável contra as mudanças climáticas.”
Angie Fyfe, Directora Ejecutiva da ICLEI USA
O Departamento de Estado dos Estados Unidos, ICLEI-Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), Resilient Cities Catalyst (RCC) e o Instituto das Américas tiveram o prazer de dar as boas-vindas aos participantes do Cities Forward na inauguração do nosso programa na Cidade do México de 26 a 29 de setembro de 2023.
As 23 municipalidades selecionadas da América Latina e do Caribe (ALC) e dos Estados Unidos se reuniram para iniciar o programa de intercâmbio entre pares, que tem como objetivo expandir a formação e o compromisso diplomático por meio da implementação de projetos em comunidades da ALC para enfrentar desafios urbanos críticos relacionados à sustentabilidade, inclusão e resiliência.”

Para receber os participantes de toda a região do Hemisfério Ocidental, a Embaixadora Nina Hachigian, Representante Especial para a Diplomacia de Cidades e Estados, Angie Fyfe, Diretora Executiva da ICLEI USA, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Secretário Executivo da ICLEI SAMS, e Edgar Villaseñoro, Diretor Regional da ICLEI MECS, uniram-se para expressar sua empolgação com a colaboração das 12 duplas de municipalidades na construção de relacionamentos, compartilhando experiências e delineando os resultados esperados do projeto durante o workshop de dois dias.
“Este programa que estão prestes a iniciar nos ajudará a alcançar os seguintes três princípios: (1) focar em projetos liderados pela prefeitura; (2) beneficiar as comunidades menos representadas; e (3) alcançar soluções sustentáveis.”
Embaixadora Nina Hachigian, Representante Especial para a Diplomacia de Cidades e Estados, Departamento de Estado dos Estados Unidos

1) Lançamento do Programa e Objetivos
O lançamento do programa Cidades à Frente envolveu o estabelecimento de objetivos claros e a definição de cronogramas, proporcionando uma base estruturada para as atividades do projeto ao longo de três anos.
“Com as ferramentas técnicas e acesso a especialistas em financiamento climático por meio do programa Cidades à Frente, estamos apoiando governos locais em todo o Hemisfério Ocidental para implementar projetos que abordem desafios urbanos críticos em termos de sustentabilidade, inclusão e resiliência”
Arie Pals, Consultor Sênior da Oficina de Assuntos do Hemisfério Ocidental, Departamento de Estado dos EUA

2) Identificação de Barreiras de Implementação
O projeto revelou possíveis barreiras para a implementação e lacunas financeiras, possibilitando que as duplas de municipalidades desenvolvam estratégias para superar esses obstáculos durante a fase avançada de preparação do projeto. Um painel de especialistas em finanças do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ICLEI SAMS compartilhou ideias sobre como superar as lacunas financeiras por meio da obtenção de capital responsável e acessível, incluindo avaliações de pré-factibilidade e assistência técnica relevante.
“Uma abordagem de desenvolvimento humano, centrada em enfrentar os desafios e proteger os direitos dos mais vulneráveis, sempre foi fundamental para o nosso trabalho de sustentabilidade e resiliência.”
Jeb Brugmann, Fundador Principal, Resilient Cities Catalyst

3) Avaliação de Vulnerabilidades, Superação de Barreiras
As municipalidades discutiram os elementos necessários para resistir e prosperar apesar de tensões crônicas, impactos agudos e desafios inter-relacionados com as mudanças climáticas, desigualdade e infraestrutura inadequada. Para melhorar a resiliência urbana, os pares de municipalidades exploraram os principais choques e fatores de estresse experimentados, o que ajudou a identificar áreas de preocupação e possíveis colaborações.
“Se não estamos pensando de maneira integrada e orientada para o futuro, estamos colocando em risco os sistemas da municipalidade, o que ameaça a capacidade de todas as pessoas prosperarem hoje e no futuro.”
Andrew Salkin, Fundador Principal, Resilient Cities Catalyst

4) Establecer Conexiones Entre las Ciudades Pares
As cidades parceiras iniciaram seus esforços de colaboração identificando áreas específicas de cooperação. Juntos, os participantes exploraram suas Cartas de Cooperação Cidade a Cidade, trabalhando rumo à sua adoção formal e delineando os princípios que guiarão seus esforços colaborativos.
“Na diplomacia atual, a cooperação entre cidades floresce por meio de uma colaboração significativa entre as autoridades locais, beneficiando tanto as próprias municipalidades quanto seus residentes. O programa Cities Forward conecta as municipalidades por meio de relações de igual para igual e grupos temáticos, promovendo intercâmbios que beneficiam todas as partes interessadas.”
Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Secretário Executivo da ICLEI América do Sul.

5) Estabelecer Temas para os Projetos Futuros
As cidades parceiras identificaram áreas e prioridades comuns, com base em discussões sobre choques, tensões e lacunas de implementação, para as seguintes áreas temáticas:
- Planos de Reurbanização de Distritos
- Adaptação às Mudanças Climáticas em Áreas Costeiras
- Infraestrutura Verde Urbana
Esses temas guiarão seus esforços de colaboração para enfrentar desafios compartilhados e discutir áreas de crescimento.
“Uma parte fundamental do programa Cidades à Frente é criar momentos intencionais de reflexão e aprendizado. Continuaremos fazendo perguntas a nós mesmos e entre nós: Onde estamos vendo impacto? Onde enfrentamos desafios? As municipalidades compartilharão essas percepções ao longo do programa, o que levará a lições e inovações que podem ser utilizadas por todos.”
Ameneé Siahpush, Diretora de Impacto e Design de Programa, Resilient Cities Catalyst

Próximos Passos
O time de Cidades em Movimento continuará apoiando as duplas de cidades por meio do desenvolvimento de uma abrangente roadmap do projeto que aborda possíveis obstáculos para a implementação. Nosso objetivo até o final do ano é ter um plano de implementação do projeto claramente definido, acompanhado de uma forte participação das partes interessadas para garantir inclusão em nossas discussões. Além disso, nosso compromisso de promover a cooperação charter permanece firme, enquanto continuamos facilitando esforços de colaboração, identificando áreas específicas de cooperação e troca de conhecimentos.

Obrigado aos nossos parceiros e patrocinadores:
- Departamento de Estado dos Estados Unidos
- ICLEI América do Sul
- ICLEI México, América Central e Caribe
- Resilient Cities Catalyst
- Instituto de las Américas
- Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe
- Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Para ver mais fotos do Cities Forward, dê uma olhada em nosso álbum aqui.
